PARLAMENTO JOVEM VISITA O LAR DA VELHINHAS EM BARBACENA

03/09/2014 19h44

O Parlamento Jovem Carandaí, juntamente com a equipe de apoio, servidores Karin, Lourdes e Luciano, sob a supervisão da Coordenadora, Vereadora Aparecida Baêta, realizaram uma visita ao “Lar das Velhinhas”, em Barbacena/MG, no dia 19 de agosto de 2014.

As atividades de saúde realizadas neste asilo, que possui, atualmente, 29 idosas, são monitoradas pela fisioterapeuta Dra. Elaine Baêta, que é supervisora do estágio de geriatria do Campus Magnus da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, juntamente com os alunos estagiários do curso.

No primeiro momento, todos os visitantes ouviram uma breve explanação da Dra. Elaine sobre o dia-a-dia das idosas, os cuidados que devemos prestar às pessoas da 3ª idade, para se obter qualidade de vida.

Após, os estudantes participantes se dividiram em grupos, para conversarem com as velhinhas, onde colheram depoimentos emocionantes sobre a convivência familiar. Todos relataram da importância dos laços familiares, como objetivo primordial para a tranquilidade e saúde. Infelizmente, a maioria não possui um contato direto com os familiares há algum tempo, ficando à mercê do lar que lhes abriu as portas, onde recebem amor, cuidado e tratamento humano. O envolvimento dos visitantes foi tamanho que, ao final, todos se reuniram numa roda de viola, na certeza de externar o momento prazeroso de acolhimento e afeto.

Esta visita levou todos à reflexão da importância da convivência familiar, onde a etapa da vida se inicia e prepara o ser humano a ser solidário com aqueles que, um dia, nos deu afeto, atenção e dedicou parte de suas vidas aos cuidados de seus filhos, sobrinhos netos, irmãos, etc.

Com isso, o Parlamento Jovem busca apresentar sugestões de melhorias à sociedade, sensibilizando o ser humano a respeitar os direitos de todos.

Por: Karin Almada.