CÂMARA DE CARANDAÍ ADERE AO MOVIMENTO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

06/10/2014 16h30


A Câmara Municipal de Carandaí aderiu ao movimento OUTUBRO ROSA que simboliza, no mundo inteiro, a luta contra o câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, o edifício da Câmara terá o laço símbolo da campanha iluminado em sua fachada. Constarão do Portal (www.camaracarandai.mg.gov.br) e do Facebook diversas orientações para estimular a realização de exames periódicos de prevenção ao câncer de mama.


A ação mais efetiva no combate à doença é a prevenção, principalmente, por meio do diagnóstico precoce, capaz de salvar vidas de milhares de mulheres no mundo inteiro. A descoberta da doença em estágio inicial atinge um índice de cura acima de 90%.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o câncer de mama é considerado no Brasil um problema de saúde pública e somente para este ano existe a expectativa de que 52.260 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados, sendo que o índice de mortalidade é de 12 mil casos.


O mês de outubro apenas simboliza o movimento de prevenção ao Câncer de Mama, mas que a luta contra a doença deve ser diária, durante o ano inteiro e assumida por todos: do cidadão, aos especialistas e às autoridades.


O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.


A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).


Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente, as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).


A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.


A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. Visite o site do outubro rosa em português: www.outubrorosa.org.br


Fonte: Internet