No dia 15 de março, foi realizada a cerimônia de lançamento do Projeto Parlamento de Minas, no município de Carandaí. O evento contou com a presença de estudantes das escolas de ensino médio da rede estadual: Escola Estadual “Deputado Patrús de Souza”, E.E. “Prefeito Gentil Pereira Lima” e E.E. “Francisco do Carmo”. 

Os coordenadores, Tiago e Larissa, deram as boas-vindas e explicaram o funcionamento dos trabalhos durante o ano. Logo após, houve a apresentação de uma canção, entoada pela aluna da Escola Francisco do Carmo, Maria Antônia, que interpretou a música "Cor", de Douglas Campos.

Os parceiros do projeto que conversaram com os alunos a respeito do tema desta edição, “DISCRIMINAÇÃO ÉTNICO-RACIAL”. O Sr. Wallace Faustino da Rocha Rodrigues, coordenador do curso de Ciências Sociais, da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, pólo Barbacena, trouxe uma visão geral sobre o assunto. A professora de história do município, Maria José Damasceno, trouxe a exposição "Congada: uma grande família", parte de um projeto desenvolvido no ano de 2018, na Escola Estadual “Deputado Patrús de Souza”. Ao final, foi exibido um documentário, produzido pelos próprios alunos, "Congada: O som da Resistência". Encerrando, Isaías Victor da Costa Amaral, fez um recorte com dados estatísticos sobre a discriminação em nossa cidade, concluindo as palestras.