PJ CARANDAÍ PARTICIPA DA PLENÁRIA ESTADUAL

-Plenária Estadual-

Os Alunos Pamela de Carvalho e Rian Pablo de Oliveira juntamente do coordenador Tiago Silva representaram Carandaí na Etapa Estadual do Parlamento Jovem de Minas, nos dias 20, 21 e 22 de setembro. A realização da Plenária Estadual é última etapa da Edição 2017 do projeto, realizada no Plenário da Assembleia de Minas para discutirem educação política nas escolas.

Criado pelo Parlamento mineiro em parceria com a PUC Minas e com as câmaras municipais, o PJ Minas é um projeto de formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior. Na 14ª edição do PJ Minas mobilizou quase 2 mil estudantes de 63 municípios e 12 polos regionais numa série de discussões sobre o tema "Educação política nas escolas". Foram envolvidas 248 escolas, a maioria da rede pública, além de 149 monitores e 133 coordenadores. Vinte e uma cidades participam pela primeira vez do projeto, que a cada ano tem atraído mais interessados.

Os alunos foram divididos em três grupos: 1 - “Educação política e currículo”; 2 - “As interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens”; e 3 - “Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas”.

As 17 sugestões aprovadas no documento são fruto do trabalho realizado nos grupos, na quinta (21) de setembro, na Escola do Legislativo, por 119 estudantes que analisaram 79 propostas, propondo a aglutinação e reorganização da maior parte delas.

O Tema escolhido para a edição de 2018 é "Violência contra a mulher", o documento final das propostas aprovadas está disponível no site da ALMG em:  Assembleia Legislativa de Minas Gerais