CÂMARA MIRIM 2013/2014

15/12/2014 16h51

Estamos chegando ao final de mais um mandato dos jovens legisladores que foram eleitos para representarem suas escolas e buscarem os anseios da juventude e de cidadãos do nosso município. Eles puderam com decorrer desses dois anos, apresentar sugestões em prol da cidade. Além disso, os vereadores mirins tiveram a oportunidade de conhecer como funciona o trabalho dos vereadores, inclusive visitaram a Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Puderam elaborar e apreciar proposições, envolvendo diferentes áreas de interesse para sua cidade de forma abrangente. Abaixo eles expressaram o quanto o programa contribuiu para seu crescimento enquanto cidadãos:

“O Programa Câmara Mirim me ajudou a ter uma visão mais ampla sobre o político em meu município, estado e país. Aprofundando mais meu conhecimento sobre o assunto e sendo uma experiência fundamental em minha vida, caso um dia eu queira seguir uma carreira política. No começo de meu mandato, tive certas dúvidas e certo medo, mas logo depois, percebi que se tratava de uma experiência ótima e contribuiu para que eu saiba de meus direitos e deveres como cidadão.”

“A minha participação no Projeto Câmara Mirim tem me concedido vários benefícios. Com toda certeza mudou a minha postura e meu modo de pensar em relação aos assuntos relacionados à cidadania. Enxerguei que é dever e direito nosso, como cidadãos, lutar de modo pacífico, dentro da lei, para reivindicar melhorias para nosso país, estado e município”

“Após tornar-me vereador mirim, meu modo de pensar mudou bastante, agora eu penso totalmente de outra forma sobre os assuntos da cidade, tenho um senso crítico muito bem desenvolvido, consigo ver melhor os problemas da cidade e também os assuntos políticos.”

“As vantagens em ser uma vereadora mirim é que estou aprendendo mais sobre o que é ser um vereador e sobre as normas e leis que ele deve cumprir, além de obter experiências ótimas para tornar-me uma vereadora no futuro. O meu modo de pensar e agir mudou muito, hoje sei que um vereador não vem à Câmara sem objetivos, ele vem tratar de assuntos da nossa cidade e de interesse público. Compreendo que não tenho que votar em apenas verde ou amarelo, eu tenho que votar em quem trabalhe e zele por nossa cidade”

“Ser vereadora mirim contribuiu para mudança do meu modo de pensar sobre os assuntos relacionados à cidadania e política. Agora eu sei dos meus respectivos direitos e deveres como cidadão. Pois, no mundo de hoje, o pensamento pequeno dos cidadãos nos faz acreditar que todos envolvidos com a política são considerados ladrões, e com esse projeto percebi que não é bem assim que as coisas acontecem. Também me ajudou a enxergar os problemas existentes no município, estado e país. Antes eu via os problemas acontecendo, mas não podia ter nenhuma reação a respeito, mas com projeto pude colocar em minha discussão o que para mim é considerado um problema.”

“Atuando como vereadora mirim pude opinar e ajudar a população. Estando na Câmara Municipal, aprendi como é o funcionamento da Câmara e da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais,a qual tivemos a oportunidade de conhecer. Também aprendi como funciona a comissão dos trabalhos nestes locais. Tudo é votado e discutido, cada reunião é uma nova aprendizagem.”

“Aprendi sobre a importância de questionar, cobrar e fiscalizar os políticos. Sei que a maioria da população os julga, e entendo o por quê. Sabe-se que no Brasil, a corrupção é um problema gravíssimo. Mas, temos que ter consciência que depende de nós pesquisarmos o passado e analisar as propostas de cada candidato. Aquele que escolhermos, deverá se esforçar para ser o melhor para toda a sociedade.”

“Ser vereadora mirim é uma experiência muito boa. Quando somos apenas um cidadão comum, queremos as coisas na hora. E até reclamamos quando não conseguimos. Mas, quando nos tornamos pequenos vereadores, começamos a entender um pouco mais como as coisas funciona e que não basta querer, existe um processo que deve ser seguido. Mas, o melhor é que podemos tentar ajudar nosso bairro e até nossa cidade, gostei muito de poder ter tido essa oportunidade. Ser vereadora mirim muda muito nossa visão em relação aos problemas da nossa sociedade.”

Comissão da Câmara Mirim